English EN Português PT Español ES

10 ideias super famosas que começaram como um sonho

A maioria dos nossos sonhos não significa muita coisa. Quase tudo que sonhamos é irrelevante e acaba sendo esquecido durante o dia seguinte. Mas algumas grandes invenções e criações artísticas devem muito aos sonhos. Confira nessa lista algumas obras de arte que foram concebidas após um sonho (ou pesadelo).

Tabela periódica

tabela

Uma tabela conhecida por praticamente todos os estudantes de Ensino Médio e causadora de pesadelos em muitos jovens surgiu de um sonho de um renomado químico.
Dmitri Mendeleev (1834) estava quebrando a cabeça para encontrar uma forma de exibir em uma tabela simples todos os elementos químicos descobertos até o momento.

Durante uma noite, ele sonhou com uma disposição em que os elementos eram indicados e classificados de forma organizada, e assim que acordou colocou tudo o que havia visto no sonho, no papel.

Assim, nascia a precursora do que hoje é a nossa tabela periódica.

Google

76333abfbdbf00a0a29d9d9a0f01a02e

Em 1996, quando estava na faculdade, Larry Page acreditava que havia sido admitido na universidade por um engano. Isso fazia com que ele sofresse de ansiedade, e talvez tenha sido isso que lhe rendeu um sonho que acabou valendo bilhões de dólares.

Ele sonhou com a possibilidade de baixar e armazenar todo o conteúdo da Internet em computadores individuais. Quando ele acordou, fez alguns cálculos para averiguar se isso era possível.

Apesar de constatar que isso não seria viável, Page teve a ideia de dar links individuais para cada página e permitir a pesquisa entre elas. Essa ideia, eventualmente, acabou se desenvolvendo no que hoje conhecemos como Google.

Exterminador do Futuro

exterminado

James Cameron tirou inspiração para escrever o Exterminador do Futuro de um pesadelo provocado por uma febre de 39º C, enquanto ele estava em Roma, filmando Piranha 2.

No sonho, Cameron disse estar na pele de um personagem em um estranho mundo futurístico, onde ele viu um robô usando facas de cozinha para escapar de uma explosão. A ideia de um robô assassino pareceu muito boa para o autor, que decidiu escrever o sonho.

Necronomicon

livro

Se você ainda não sabe, o Necronomicon é um livro fictício criado por H.P. Lovecraft. O Necronomicon é um dos mais icônicos livros ‘do mal’, e o autor explica que seu nome significa “uma imagem da lei dos mortos”, em Grego. No entanto, a afirmação causou certa controvérsia, já que a tradução, para alguns, não parece etimologicamente correta. De qualquer forma, o autor afirma que a ideia para o nome veio através de um sonho.

Teoria da Relatividade

einstein

A famosa Teoria da Relatividade de Einstein surgiu de uma forma curiosa.

O físico sonhou que estava observando vacas se alimentando através de uma cerca elétrica, sem se machucar ou mostrar qualquer preocupação com a cerca. Quando ele tocou na cerca, percebeu que ela estava descarregada.

O dono da fazenda então se aproximou e repôs a bateria da cerca, fazendo todas as vacas pularem para longe ao mesmo tempo. Einstein comentou com o fazendeiro sobre a cena engraçada que as vacas proporcionaram ao pular ao mesmo tempo, mas o fazendeiro, por sua vez, disse ter visto uma vaca pulando de cada vez, e não todas juntas.

Ao acordar, Einstein teve a ideia de que dois observadores podem enxergar de maneira diferente o mesmo evento – a base da teoria.

E não para por ai. Siga para a próxima página, usando o menu abaixo, para poder ver mais

Tintin no Tibete

tintin

O criador do personagem Tintim, Hergé, estava tendo pesadelos recorrentes, conforme ele explicou:

“Meus sonhos eram invariavelmente de grandes e angustiantes espaços brancos. Eu lembro de um deles em que eu estava em uma espécie de torre, feita de uma série de rampas. Folhas mortas caíam e cobriam tudo. Em um momento específico, um esqueleto branco apareceu para tentar me capturar. E então tudo se tornou branco”.

Um psicoanalista disse a Hergé que seus sonhos eram causados por seus trabalhos anteriores acerca de Tintim, e que ele deveria parar imediatamente.

Em vez disso, Hergé produziu ‘Tintim no Tibete’ – uma história que se passa em grande parte dos Alpes, representante os “espaços brancos” dos sonhos de Hergé.

Jekyll and Mr. Hyde

dr_jekyll_and_mr_hyde_poster_edit2

O escritor Robert Louis Stevenson estava sendo pressionado para escrever um livro de aventura, e também estava enfrentando problemas financeiros. Provavelmente foi a soma desses problemas que acabou ajudando o autor a resolvê-los.

Em uma noite, Robert teve um pesadelo horrível, que o fez começar a gritar durante a noite. Sua esposa o acordou, mas ele não gostou nada disso. “Por que você me acordou? Eu estava sonhando com uma história assustadora”.

No fim das contas, o pesadelo de Robert acabou rendendo a história que hoje é muito famosa no Reino Unido e em outras partes do mundo: “Jekyll and Mr. Hyde”.

Filme “A Origem”

origen_inception_2010_6

O filme ‘Inception’, ‘A Origem’, em português, também foi inspirado por um sonho, ainda que isso não seja novidade para os que assistiram à obra.

O autor Christopher Nolan afirmou ter tirado inspiração para o filme das suas experiências com sonhos lúcidos e da sensação de estar controlando um sonho e tentando alterá-lo de uma forma vantajosa.

Frankenstein

mtm0mdc0mdu4mzkxmty5njy3

A famosa história de terror de Frankenstein surgiu de um sonho da autora Mary Shelley, em que um cientista maluco tentava ‘brincar’ de ser Deus e inventar uma nova raça de seres humanos. A ideia acabou amadurecendo na obra de Frankenstein.

Yesterday, dos Beatles

37-atxl1

A famosa música Yesterday, dos Beatles, foi composta por Paul McCartney, mas de uma forma curiosa. Certo dia, ele acordou com a melodia na cabeça, e acreditava ter ouvido aquela música em algum lugar.

Para resolver o mistério, McCartney tocou a melodia no piano e mostrou para uma série de amigos para ver se alguém sabia de onde vinha aquilo. Como ninguém conhecia, e aparentemente ninguém havia tocado aquela música, os Beatles gravaram.

Fundador e dono de todos os projetos da Climatologia Geográfica e Novo Cientista e redator/social media nos dois sites. Adoro viajar pelo mundo e desfrutar da natureza. Adicionem o perfil pessoal: https://www.facebook.com/IsaiasMarquesJunior

Comentários