English EN Português PT Español ES

O que acontece quando é adicionado água sanitária na Coca Cola?

Você provavelmente já viu o experimento da coca cola e Mentos diversas vezes no YouTube. Então, agora, é tempo para o próximo passo inevitável na exploração científica: Coca Cola e água sanitária.

No curto vídeo abaixo feito pelo youTuber CrazyRussianHacker, a água sanitária é adicionada a coca-cola e, em seguida, agitada durante alguns minutos. Embora seja muito longe da reação explosiva do Mentos, no entanto a reação é bastante interessante.

Mas o que exatamente está acontecendo, quimicamente falando?

A água sanitária rompe as ligações químicas entre os átomos de oxigênio num processo chamado de oxidação. Esse processo libera moléculas de oxigênio que quebram as ligações químicas de cromóforos – grupos de átomos e elétrons que absorvem ou refletem comprimentos de onda de luz e certas moléculas orgânicas dão sua cor.

Depois de mudar esta estrutura do cromóforo, as moléculas não são mais capazes de absorver a luz visível, fazendo com que o líquido de coca cola com água sanitária pareça da tonalidade branca ou incolor.

Veja a experiência no vídeo abaixo (e caso você recrie esta experiência, não beba o fluído em HIPÓTESE NENHUMA), afinal é uma mistura de coca cola e água sanitária.

Fundador e dono de todos os projetos da Climatologia Geográfica e Novo Cientista e redator/social media nos dois sites. Adoro viajar pelo mundo e desfrutar da natureza. Adicionem o perfil pessoal: https://www.facebook.com/IsaiasMarquesJunior

Comentários