English EN Português PT Español ES

Este vídeo chocante mostra como a humanidade dominou o mundo

A Peste Negra, a segunda Guerra Mundial, a revolução industrial, a invenção da medicina moderna e outros grandes eventos como estes tiveram enormes impactos sobre a população, que no momento se encontra em um número de 7,464,316,000 de pessoas.

Considerando que a nossa espécie emergiu da África subsaariana não mais de 200.000 anos atrás, não estamos muito tempo aqui. Para visualizar a propagação da humanidade em todo o mundo, o Museu Americano de História Natural produziu um vídeo impressionante. A partir das conquistas, é difícil escolher um momento particularmente chocante. Nós diríamos que o salto de 1 a 7 bilhões nos últimos 200 anos é provavelmente o mais marcante.

Embora as taxas de natalidade estejam em declínio, as taxas de mortalidade caíram, e no ritmo atual, a população mundial deverá atingir o pico em 11 bilhões até o final do século. Só neste ano, aumentou 72,6 milhões de pessoas, mais do que a população total da Tailândia.

Isso é um monte de gente, obviamente, e todos nós usamos um monte de recursos da Terra. Por exemplo, em média, cada pessoa já usou 1,2 bilhões de litros de água este ano – maior parte indiretamente por meio de produção de energia, produção de alimentos e assim por diante. Cada pessoa também gerou 4 toneladas de dióxido de carbono só este ano.

Se não encontrarmos maneiras mais eficientes de gerar de eletricidade e produzir alimentos, nós estamos diante de um choque desagradável no momento em que o bebê 11000000000 nascer. [IFLS]

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Climatologia Geográfica, Novo Cientista, Universo Racionalista e Mistérios do Mundo. E também na Mistérios do Espaço e Blogando Ciência, nos quais foram fundados por mim mesmo. Também adoro ler livros, sou apaixonado pela astronomia, e no futuro pretendo cursar astrofísica.

Comentários