English EN Português PT Español ES

Novo ciclone extratropical se forma no Litoral Sul do Brasil

Climatempo Meterorologia – Um novo ciclone extratropical se formou entre ontem e hoje próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai e está se deslocando pela costa do Sul e já influencia também o litoral do Sudeste. Este é um ciclone forte, com centro de baixa pressão (bem abaixo dos 1000 hPa), e também com grande extensão. O deslocamento deste ciclone extratropical pode provocar intensas rajadas de vento especialmente no litoral da Região Sul, mas afetando também o litoral de SP e RJ. As ventanias podem ocorrer a qualquer hora e podem superar os 50 km/h. Os fortes ventos gerados por este ciclone extratropical provocam uma forte agitação marítima. O mar começa a subir rapidamente nesta segunda-feira no litoral da Região Sul e a partir desta terça-feira, 17 de maio, a agitação chega ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

ATIVIDADE SOLAR, TEMPO METEOROLÓGICO E TERREMOTOS EM TODO O PLANETA EM TEMPO REAL, CLIQUE AQUI

O mar vai ficar muito agitado até o fim da semana e não se pode descartar o risco de ressaca nos dias 17 e 18 de maio do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, na altura de Arraial do Cabo. Navegantes, Éé necessário ficar atento aos avisos emitidos pela Marinha no litoral das Regiões Sul e do Sudeste. Nesta terça-feira, 17 de maio, as ondas podem alcançar 3,0 metros no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com picos maiores. Há risco de ressaca.

No litoral do Paraná, de São Paulo e no Rio de Janeiro, até Arraial do Cabo, o mar sobe rapidamente no decorrer desta terça-feira e as ondas já devem alcançar 2,0 metros.
Durante a quarta-feira, 18 de maio, o mar fica ainda mais agitado, com ondas que podem alcançar picos de 2,5 a 3,0 metros no litoral entre o Paraná e Rio de Janeiro (até Arraial do Cabo) e com risco de ressaca. No litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, ondas em torno de 3,0 metros com picos maiores e também com ressaca.
As ondas começam a diminuir no dia 19 de maio, mas o mar segue agitado e perigoso.

Fundador e dono de todos os projetos da Climatologia Geográfica e Novo Cientista e redator/social media nos dois sites. Adoro viajar pelo mundo e desfrutar da natureza. Adicionem o perfil pessoal: https://www.facebook.com/IsaiasMarquesJunior

Comentários