O Everest não é a montanha mais alta do mundo

O Everest deve sua popularidade ao título impressionante da “montanha mais alta do mundo”, mas, na realidade, não é – não de acordo com a ciência. Na verdade, a montanha mais alta do mundo é a Chimborazo – um estratovulcão no Equador, que faz parte da Cordilheira dos Andes. A montanha é o ponto mais distante do centro da Terra e, portanto, a mais alta em termos de distância.

 
O cume do Chimborazo está à 6.248 metros acima do nível do mar, sendo que o Everest está à 2.600 metros, mas tudo muda quando medidos a partir do centro da Terra. Então, qual é o mais alto? Bem, de acordo com um relatório, o Everest se estende a uma distância de 6.382 quilômetros do centro da Terra. Enquanto o Chimborazo, se estende por 6.384 quilômetros. Embora seja apenas uma diferença de apenas 3,2 km, isso significa tudo quando se trata de títulos de altura.

Na verdade, esses 3,2 km são o suficiente para colocar Chimborazo no número um, e chutar Everest fora da montanha mais alta do mundo. Isso não é exatamente uma novidade, já que um relatório sobre o Chimborazo em 2007, já tinha sido feito. Então, por que Everest continuar a receber todo o amor, enquanto o Chimborazo fica despercebido? Bem, tudo se resume a quão difícil a subida é.

Se você é um alpinista, você sempre quer o desafio mais difícil, e o Everest oferece bem isso. Demoram exatamente 10 dias para apenas chegar ao acampamento base do Everest, seis semanas para se aclimatar, e então começa a árdua subida de nove dias para o topo. Por outro lado, Chimborazo leva cerca de dois dias para subir. Além disso, é importante que o Everest ainda leva o bolo de o mais alto do mundo, quando medido ao nível do mar. [ScienceAlert]

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Climatologia Geográfica, Novo Cientista, Universo Racionalista e Mistérios do Mundo. E também na Mistérios do Espaço e Blogando Ciência, nos quais foram fundados por mim mesmo. Também adoro ler livros, sou apaixonado pela astronomia, e no futuro pretendo cursar astrofísica.

Comentários