O robô da NASA, Mars Curiosity, está tirando fotos de algo diferente de tudo que já encontrou antes

Agora, a Curiosity Mars, robô da NASA está fazendo algo emocionante: surf na areia. Em dezembro, o robô chegou a um novo território chamado  Bagnold Dunes,  que é rico em uma das paisagens mais emblemáticas de Marte: as grandes dunas. As dunas Bagnold estão no lado noroeste do Monte Sharp, uma montanha no centro da cratera de Gale. Agora, o robô está recolhendo amostras dos grãos e oferecendo uma visão sem precedentes para mostrar a composição.

Confira algumas das fotos incríveis que a Curiosity está enviando para nós:

1

Este é a mais recente selfie de Curiosity em Bagnold Dunes, composta de 57 fotos diferentes capturadas em 19 de janeiro Para testar as areias, o rover recentemente cravou uma de suas rodas em uma duna perto. Você pode ver as marcas de pneu no centro.

2

Observe como a paisagem contrasta com o terreno rochoso no local “Big Sky” que a Curiosity cruzou em outubro.

3

Durante anos, os cientistas já sabiam a partir de imagens de satélite que Marte possui um clima surpreendentemente ativo que poderia movimentar as dunas de areia. Agora, a Curiosity está no meio do território Bagnold Dunes (acima), que tem dunas que se movem até quase 1 metro a cada ano terrestre.

4

Na superfície, Curiosity pode estudar a atividade da duna de areia em detalhes sem precedentes. A primeira é a Namib Dune, à esquerda, neste panorama obtido na frente do robô, e o  Monte Sharp no fundo. Os cientistas querem saber como o vento move partículas de areia em um ambiente com 1/3 da gravidade terrestre e a 1/100 da densidade do ar da Terra.

5

Até agora, a Curiosity coletou três amostras da Namib Dune. O robô pega os grãos de areia através de duas telas diferentes, as duas com poros menores que 1 cm. Os grãos que passam entre esses dois poros estão sendo entregues ao laboratório de análises químicas que possui no interior do robô.

6

A Curiosity jogou os grãos que eram muito grandes para seu laboratório de química de volta na superfície de Marte, onde ela vai examiná-los usando outros instrumentos, incluindo a câmera “ChemCam” e os instrumentos de espectrômetro de raios-X de partículas alfa, as quais ela vai estudar a composição.

7

A Curiosity apenas começou a explorar as dunas de areia em Marte, portanto, fique atento para saber o que mais o robô irá descobrir. Créditos: NASA/JPL-Caltech.

Fundador e dono de todos os projetos da Climatologia Geográfica e Novo Cientista e redator/social media nos dois sites. Adoro viajar pelo mundo e desfrutar da natureza. Adicionem o perfil pessoal: https://www.facebook.com/IsaiasMarquesJunior

Comentários