Artigos científicos, notícias e muito mais.

6 pontos negativos em ser uma pessoa inteligente

Ser inteligente é uma virtude que qualquer pessoa gostaria de ter. Para alguns, a inteligência caminha junto com a alegria e a qualidade de vida. No entanto, esse não é bem o caso.

Em um tópico do fórum Quora, usuários revelaram as dificuldades de ser uma pessoa inteligente. Alguns falaram sobre as expectativas criadas nas outras pessoas, outros disseram que muitas vezes acabam passando como fanfarrões.

Abaixo, segue uma lista, feita pelo Business Insider, com as respostas mais chamativas, e com alguma base científica.

1. Você frequentemente acaba pensando, em vez de sentir

O usuário do Quora Marcus Geduld diz que ele geralmente interpreta suas emoções muito bem, e pode falar sobre elas para as outras pessoas. No entanto, ele nunca sente o prazer de expressar tais sentimentos.

“Esse é um problema comum entre as pessoas inteligentes, especialmente as que são muito verbais. As pessoas menos articuladas costumam passar pelos sentimentos de forma mais física. Elas gritam, batem, correm, chutam, dançam, pulam de alegria… eu explico. E quando eu estou explicando, tudo que eu estou dizendo ainda está preso dentro de mim, tudo o que muda é que agora existe uma ‘etiqueta’ nisso”, diz Geduld.

A observação de Geduld traz à tona a distinção entre as habilidades cognitivas e emocionais.

Os cientistas não sabem dizer se e como os dois fatores estão relacionados, mas algumas pesquisas recentes sugerem que uma alta inteligente emocional compensa uma baixa habilidade cognitiva, pelo menos no ambiente de trabalho. Em outras palavras, parece que as pessoas que são muito inteligentes não precisam de habilidades emocionais para resolver problemas.

2. As pessoas normalmente esperam muito de você

“Automaticamente, as pessoas esperam qeu você seja o melhor, não importa no que”, escreveu Roshna Nazir. “Você não tem ninguém para falar sobre suas inseguranças e fraquezas.

Além disso, a possibilidade de falhar é assustadora.

“Isso faz com que você tenha muito medo de falhar, tanto que algumas vezes você simplesmente não consegue aguentar os riscos e pensar no que pode acontecer se você falhar”, diz Saurabh Mehta.

Em “Smart Parenting for Smart Kids” (Pais Inteligentes para Filhos Inteligentes), postado em “PsychologyToday.com”, os autores dizem que os pais geralmente possuem mais ansiedade sobre os resultados escolares dos filhos quando eles são considerados inteligentes.

Infelizmente, eles dizem: “em certos casos isso pode levar um foco muito grande no que eles fazem, em vez de focar naquilo que eles são.

3. Você pode não saber o que significa o trabalho pesado

Um número considerável de usuários do Quora mencionou que as pessoas inteligentes sentem que podem alcançar o sucesso com menos esforço, em relação a outras pessoas. No entanto, um QI alto nem sempre leva diretamente ao sucesso, e as pessoas muito inteligentes talvez nunca desenvolvam a perserverança necessária para o sucesso.

Um estudo descobriu que a
conscienciosidade – ou o quão esforçado você é naquilo que você faz – se relaciona de forma negativa com certos tipos de inteligência. Os pesquisadores supõem que as pessoas inteligentes podem se sentir como se não precisassem trabalhar duro para alcançar o que elas querem.

REUTERS/Chris Helgren
REUTERS/Chris Helgren

4. As pessoas podem se irritar se você corrigí-las em conversas casuais

Quando você sabe que alguém disse algo completamente equivocado, é difícil segurar a vontade de corrigí-las. Mas você precisa levar em consideração a possibilidade da outra pessoa se sentir ofendida ou incomodada com a situação.

De acordo com Raxit Karramreddy, que respondeu ao tópico no fórum, “quando você corrige as pessoas muitas vezes elas podem deixar de sair com você ou até mesmo de conversar com você”.

Adam Berry /Getty Images
Adam Berry /Getty Images

5. Você tende a pensar demais sobre as coisas

Outra resposta comum no tópico do Quora foi o problema de gastar muito tempo se preocupando e analisando as coisas em geral.

Por exemplo, você pode acabar se estressando por gastar tempo demais pensando no significado existencial de cada conceito e experiência.

De fato, um estudo publicado em 2015 descobriu que a inteligência verbal está ligada com a preocupação e a ruminação.

6. Você acaba reconhecendo o quanto você não sabe sobre as coisas

Ser muito inteligente às vezes significa apreciar os limites da sua própria cognição.

Segundo o que escreveu Mike Farkas no tópico, “a inteligência é uma maldição quando quanto mais você sabe, menos você entende sobre tudo”;

A observação de Farkas faz lembrar um estudo clássico, realizado por Justin Kruger e David Dunning, que descobriu que quanto menos inteligente você é, mais você superestima suas habilidades cognitivas – e vice versa.

Em um experimento, por exemplo, os estudantes que haviam ido pior em um teste superestimavam o número de questões que eles haviam acertado em cerca de 50%. Enquanto isso, aqueles que haviam ido melhor, pensavam que haviam acertado menos questões do que haviam acertado de fato.

Comentários
Carregando...