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8 “fatos” sobre o sono que estão completamente errados

A maioria de nós não está dormindo o suficiente. No entanto, todo mundo parece ter uma opinião sobre as melhores formas de dormir. O problema é que muitas dessas informações são falsas, mas divulgadas como se fossem verídicas.

[6 coisas que farão você dormir melhor e mais rápido, segundo a ciência]

Nesta lista, reunimos 8 mitos sobre o sono que você provavelmente já ouviu alguma vez.

Mito 1: Todo mundo deve dormir pelo menos 8 horas por noite

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Fato: desligue o cronômetro. Embora para alguns de nós o ideal sejam 8 horas de sono, outros têm como o suficiente sete, nove ou até quatro horas. Tudo isso é influenciado por fatores como genética, idade e atividades.

Mito 2: O álcool ajuda a dormir

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Fato: embora possa fazer você se sentir sonolento, a bebida pode realmente atrapalhar o seu sono. Um estudo australiano descobriu que as pessoas que consomem álcool antes de dormir tendem a ter certos padrões em seu cérebro que fazem com que o sono seja interrompido.

Mito 3: A privação do sono não vai atrapalhar outros aspectos da sua saúde

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Fato: é possível não sentir os problemas depois de uma noite de sono ruim, mas a privação do sono (crônica) pode contribuir como agravante para muitos problemas graves de saúde.

Ela tem sido associada a um risco aumentado de doenças como diabetes, obesidade e acidente vascular cerebral. Mesmo a curto prazo é possível notar consequências negativas como alterações de humor e dores de cabeça.

Mito 4: Beber leite quente pode ajudar a dormir

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Fato: o leite contém triptofano, um composto que nos nossos corpos é convertido para serotonina, um composto que influencia no sono. Mas não há quantidades suficientes no leite para nos ajudar a adormecer.

Mito 5: Cochilos são ruins

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Fato: é complicado. Cochilar muito durante o dia pode fazer com que se tenha dificuldade para adormecer à noite. Porém, quando se trata de períodos curtos, como de 10 a 20 minutos, existem evidências de que cochilar é uma forma eficaz de fazer com que a pessoa esteja mais alerta durante o dia. Além disso, cochilos são associados a uma melhor memória e potenciação funcionamento do sistema imunológico.

Mito 6: Contar carneiros ajuda a dormir

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Fato: se você tem problemas para dormir, este método pode fazer com que demore ainda mais tempo para adormecer. Um estudo com 41 pessoas que sofriam de insônia descobriu que elas demoram mais tempo para dormir contando carneiros do que sem fazer isto.

Procurando outros pensamentos pré sono? Tente imaginar coisas relaxantes. Quando estes mesmos participantes fizeram isso, eles dormiram muito mais rápido do que sem nenhuma instrução ou com instruções para contar carneiros.

Mito 7: Se você morrer em seus sonhos, morrerá de verdade

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Fato: não se preocupe, você não vai morrer. Este mito é semelhante ao equívoco de que você poderia matar um sonâmbulo por acordá-lo.

Enquanto você não vai morrer em seus sonhos, os cientistas ainda buscam responder o motivo de precisarmos de tanto sono. Afinal, estar inconsciente por tantas horas poderia tornar nossos antepassados vulneráveis a predadores.

Mito 8: As pessoas que estão sob anestesia estão dormindo

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Fato: só porque está inconsciente, não significa que esteja dormindo. Quando dormimos, nosso cérebro produz certos tipos de ondas cerebrais. Já quando estamos sob um efeito anestésico, nosso cérebro quase não emite quaisquer ondas cerebrais, o que distingue claramente a anestesia do sono regular. A anestesia mais se parece com um “coma induzido por drogas” do que uma boa noite de sono.

[IFFCG]

 

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