Artigos científicos, notícias e muito mais.

Arqueólogos encontraram uma arma medieval diferente, mas intimidadora

Um grupo de arqueólogos britânicos que ficou durante vários anos estudando um campo de batalha antigo na área Burnswark Hill, no condado escocês histórico de Dumfriesshire, encontrou várias armas antigas de intimidação: estamos falando de pedras com forma alongada com um buraco no centro que eram jogadas com estilingues.

Os cientistas que trabalham nesta área, inicialmente, encontraram apenas dois tipos de mísseis do Império Romano: um com formato de uma bola e outro semelhante a um limão. Mais tarde, uma equipe de arqueólogos liderada por John Reid descobriu um terceiro tipo: as pedras pequenas e alongadas de chumbo que pesam cerca de 30 gramas cada e que possuem um buraco no centro.

Esses objetos deixaram os cientistas perplexos. Em primeiro lugar, fazer buracos na época era um processo longo e trabalhoso, e esses projéteis eram perdidos em cada batalha. Em segundo lugar, estas munições eram leves e supostamente causavam menos danos ao inimigo do que outros projéteis analisados.

Posteriormente, os investigadores revelaram que estes mísseis não só poderiam assustar o inimigo, mas também eram capazes de infligir ferimentos. Para testar isso, os pesquisadores criaram réplicas e as lançaram utilizando estilingues. O resultado mostrou que as pedras reproduziam um leve barulho agudo na direção que se dirigiam. [Live Science]

Comentários
Carregando...