Essa foi a primeira forma de vida na Terra

Nos últimos anos, tem aumentado o número de biólogos que acreditam que a vida poderia ter surgido na superfície da Terra e não nas águas do oceano. Para tentar desvendar isso já foram feitas muitas pesquisas, porém quase sem êxito.

Recentemente cientistas alemães reconstruíram o primeiro ancestral comum de todos os seres vivos, que eles apelidaram de “Luca”. Este apareceu há 3.800 milhões de anos e promoveu o desenvolvimento de dois tipos de células: as bactérias e os archaea. Ao estudar 1.800 bactérias genomas e 130 archaea, os cientistas descobriram 355 genes universais que possivelmente tinham Luca em sua formação.

Durante a investigação os cientistas descobriram evidências no nível molecular que o primeiro organismo na Terra viveu em águas quentes, de acordo com um artigo publicado em 25 de julho na revista “Nature Microbiology”. Isso poderia corroborar a hipótese de que a vida começou no oceano, como a sociedade científica supõe.

A análise dos genes mais antigos mostraram que este primeiro organismo tinha proteínas em seu genoma e habitava um ambiente geoquímico ativo rico de hidrogênio, dióxido de carbono e ferro, que foram a sua alimentação.

Isso quer dizer que a vida na Terra começou nas águas de gêiser e lagos vulcânicos? Talvez, mas não há estudos para confirmar isso. [Nature Microbiology]

Comentários
Carregando...