Artigos científicos, notícias e muito mais.

Ausência de árvores pode provocar problemas cardíacos

Você já sabe que as árvores são essenciais para a saúde dos pulmões e para que possamos respirar tranquilamente. Experimente viver em um lugar pouco arborizado e você verá a diferença rapidamente. A novidade, no entanto, é que um novo estudo mostra que a ausência de árvores também pode causar problemas cardíacos.

Uma equipe de cientistas analisou os efeitos na saúde da ausência de vegetação principalmente na cidade de Detroit-EUA, onde um tipo de besouro-verde está devastando a área verde local. Utilizando outras pesquisas para efeito de comparação, os especialistas perceberam que as pessoas que viviam nas áreas afetadas pelo besouro tinham 25% a mais de chance de sofrer de alguns tipos de doenças cardíacas.

árvores

O que faz os resultados serem tão consideráveis é que a maior probabilidade de desenvolvimento das doenças apareceu de forma indistinta entre as idades. Isso sugere que, de fato, a vegetação está na raiz do problema.

O que ainda é um ponto de interrogação para os cientistas é o motivo pelo qual se dá essa ligação. No entanto, eles acreditam que as árvores ajudam a reduzir a poluição do ar do ambiente ao seu redor. Um ambiente arborizado também pode ser mais atrativo para a prática de exercícios físicos, além de incentivar interação social e reduzir stress.

Os autores do novo estudo lembram que uma série de pesquisas anteriores já apontavam que a presença de árvores pode ser responsável por melhorias na saúde e qualidade de vida das pessoas.

Visto em ScienceAlert

Comentários
Carregando...