Artigos científicos, notícias e muito mais.

Bola gigantesca de manteiga de 2.000 anos é encontrada e continua comestível

Não sabemos ao certo o que é mais surpreendente sobre essa bola de manteiga:  se ela é ainda, teoricamente, comestível, ou que o material é um “achado comum” na Escócia e na Irlanda. De qualquer maneira, é fascinante que uma bola de manteiga de 9 quilos foi enterrada a 3 metros de profundidade por mais de 2.000 anos.

CkkzlGGWEAASjNi

O artefato estava sob um pântano, e incrivelmente ele conseguiu sobreviver a tal ambiente. Mas como? Com um pouco de oxigênio onde ele estava guardado, o pântano o preservou de forma natural, já que basicamente, ele estava agindo como um refrigerador. Uma pesquisa mostrou que a bola de manteiga pode ter sido uma oferenda aos deuses locais, uma vez que a manteiga é um alimento rico em calorias.

Especialistas estimam que a manteiga tenha cerca de 2.000 anos de idade, embora uma datação específica por radiocarbono seja necessário. A manteiga é espessa e cerosa depois do envelhecimento que ela sofreu com o tempo; ela também tem uma textura friável e alguns dizem que cheira como um queijo forte. Mas é definitivamente ainda uma manteiga. “Depois que eu segurei em minhas mãos, elas realmente ficaram com cheiro de manteiga”, disse Savina Donohoe, do Museu Cavan County. Veja abaixo outra manteiga encontrada em 2011 na Irlanda:

[MNN]

Comentários
Carregando...