Artigos científicos, notícias e muito mais.

Chance de humanos serem responsáveis pela mudança climáticas é de 95% a 100%, dizem cientistas

Com informações de ScienceNews

Em uma publicação do dia 3 de novembro, o Programa de Pesquisa sobre a Mudança Climática dos Estados Unidos afirmou que é “extremamente provável” que os humanos estejam provocando o aquecimento global desde os anos 1950. No documento, os cientistas dizem que existe uma chance de 95% a 100% de que os humanos sejam os responsáveis pelo aquecimento do nosso planeta.

Essa informação faz parte do ‘Climate Science Special Report’ (Relatório Especial de Ciência Climática) de 2017. Este documento aborda tudo que se sabe até o momento sobre a mudança climática na Terra. Em 2018, ocorrerá o quarto ‘National Climate Assessment’ (ou Avaliação Nacional Climática), nos EUA. Na última edição desta avaliação, realizada em 2014, foi concluído que o aquecimento recente se deve principalmente aos humanos, mas não havia naquela época um nível tão alto de confiabilidade nesses dados.

De lá para cá, no entanto, as coisas não melhoraram. O derretimento das geleiras acelerou, de acordo com dados de 2017, e as projeções do aumento do nível do oceano para o ano de 2100 aumentou de 2 metros para 2,6 metros. Essa projeção leva em conta que o crescimento das emissões de gases de efeito estufa não seja freado no século 21.

Além disso, o documento publicado recentemente mostra que três dos anos mais quentes já registrados (2014, 2015 e 2016) ocorreram desde o último relatório.

Por último, o estudo levanta algumas questões que podem ser importantes para os próximos anos. Uma delas: “como as mudanças climáticas alteram a circulação atmosférica nas áreas de latitude média?”. Os cientistas estão discutindo se e como essas mudanças afetarão os padrões de tempestades e contribuirão para eventos climáticos extremos.

Comentários
Carregando...