Cientistas podem ter descoberto a quinta força da natureza

Descobertas recentes realizadas por físicos da Universidade da Califórnia, em Irvine (EUA), indicam a possível existência de uma partícula subatômica até então desconhecida. A descoberta pode ser evidência de uma quinta força fundamental da natureza. Até agora conhecemos quatro: força gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca.

Como explicou o pesquisador-chefe, Jonathan Feng, esta é uma “revolucionária” descoberta porque uma quinta força poderia “mudar completamente a compreensão do universo.”

Os físicos da Universidade da Califórnia começaram seu estudo através de colegas húngaros que procuravam “fótons escuros”, umas partículas da matéria escura invisível. Foi então quando eles acabaram descobrindo uma anomalia de decaimento radioativo. A descoberta apontou para a existência de uma partícula 30 vezes mais pesada do que uma luz de elétrons.

Não estava claro para eles se era uma partícula de matéria ou de uma força de partícula transportadora,” disse Feng.

Os físicos americanos concluíram que os dados do experimentos chocam com ambas as teorias. Assim, propuseram uma nova hipótese: a descoberta pode revelar a existência de uma quinta força fundamental.

Uma pesquisa recente mostra que ao invés de ser um fóton escuro, a partícula pode ser um “X Higgs protophobic”. Enquanto a força elétrica normal atua sobre elétrons e prótons, esta nova Higgs interage apenas com elétrons e nêutrons e uma gama muito limitada. [Space, Publico]

Você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...