Artigos científicos, notícias e muito mais.

Como esculturas de gelo funcionam

Você pode até não as achar bonitas, mas convenhamos que as esculturas de gelo são bem legais. As esculturas de gelo podem assumir qualquer forma e tamanho, sendo que as mais comuns são peças pequenas, presentes nas decorações de festas sofisticadas.

As esculturas podem ser feitas a partir de um único bloco ou da junção de vários. Até mesmo esculturas pequenas são pesadas (aproximadamente, dependendo de algumas condições, 1 litro de água equivale a 1 kg). Além do peso, existem outras questões com as quais os artistas devem se preocupar, tais como a fragilidade de algumas partes da peça (como o pescoço de um cisne, por exemplo).

Obviamente, o ingrediente crítico principal da escultura de gelo é a água. Entretanto, nem toda a água favorece a escultura. Em geral, os artistas preferem água pura, o que garante uma escultura mais suave e clara. A condição em que a água congela também tem papel importante na cor da escultura. Para um bom resultado final, é necessário eliminar os gases presentes na água. Algumas empresas usam máquinas específicas para isso, mas você pode atingir o mesmo objetivo fervendo a água algumas vezes.

Há várias formas de se fazer esculturas de gelo. Uma das mais fáceis é colocar a água em um molde, congelá-la e depois retirar o molde. Entretanto, além do resultado final não ficar com um aspecto “limpo”, a prática é considerada como trapaça entre alguns artistas. Para eles, a verdadeira peça é construída através do trabalho manual de esculpir.

Os verdadeiros trabalhos artísticos são esculpidos à mão. Os escultores geralmente aprendem a técnica em escolas de culinária ou aulas especiais versando sobre o tema. Os escultores geralmente trabalham rápido e dentro freezers enormes. Quando parte da peça quebra (o que pode acontecer com frequência, se tratando de detalhes delicados) os escultores tentam refazer o pedaço quebrado e “colam” novamente à peça principal. Isto economiza muito tempo, pois eles não perdem todo o trabalho que já tinham feito.

Fonte: How Stuff Works

Comentários
Carregando...