Coração, o músculo mais complexo do nosso corpo

coraçãoO coração, é o primeiro órgão a se formar no nosso corpo, quando ainda somos um embrião; localizado na região torácica, é responsável por bombear o sangue para todo nosso organismo, tarefa que leva em torno de 45 segundos, quando em repouso. São quase 100.000 km (cem mil quilômetros) de veias e artérias no nosso corpo, todas interligadas e de alguma maneira ligada ao coração, que bate mais de 100 mil vezes por dia, bombeando nosso sangue.

O coração trabalha em conjunto com outros órgãos e músculos, como o pulmão, que é responsável pelo fornecimento de oxigênio ao sangue e a panturrilha, também conhecida como “coração de baixo”, isso mesmo, a panturrilha, “batata da perna”, gastrocnêmio, como você desejar, ela é muito importante no sistema circulatório, pois ajuda no trajeto de volta do sangue das pernas para o nosso coração.

O coração sadio em repouso, bate em torno de 70 vezes por minuto, atletas de alto nível, chegam a ter 30% menos batimentos que pessoas normais, chegando a ter 45 – 50 batimentos por minuto, o que faz ser até engraçado ouvir o coração dessas pessoas, cada batida é um estouro. Quando começamos a fazer alguma atividade, nosso batimento sobe, juntamente com a pressão arterial, atividades de alta intensidade, podem levar o coração a um ritmo de 180 batimentos por minuto.

Falando em atividade, além de promover uma melhor qualidade de vida para quem pratica, é a melhor maneira de cuidarmos do nosso coração, por exemplo, atividades aeróbicas (correr, caminhar, andar de bicicleta) praticadas regularmente, além de diminuir problemas cardíacos futuros, é responsável pelo espessamento das paredes do coração, dessa forma podendo armazenar mais sangue, voltando aos atletas de auto nível, o coração deles chegam a ter um volume 25% maior que os indivíduos sedentários. Estudos apontam que se toda a população brasileira fizesse 30 minutos de exercício por dia e mudasse favoravelmente o padrão alimentar, seria possível evitar 260 mil mortes por ano, por causa como câncer e doenças coronariana crônica.

O coração não é só fundamental para bombear o sangue do nosso corpo, ele também é para os apaixonados, aqueles que desejam conquistar o coração de alguém. De fato não podia-se escolher órgão melhor para atribuir ao melhor e mais poderoso sentimento existente, o amor, grande parte do mundo vê o coração como responsável pelo amor, mas também existem outras culturas, que associam esse órgão magnifico a outros significados, como por exemplo a China, que associavam o coração à felicidade, ou no Egito que associava-se a fonte de emoção e inteligência. Padrão mundial de casamento, alianças postas no dedo anular esquerdo, pois é o único dedo que tem veia que faz ligação direta com o coração.

Cuide bem do seu coração, pratique atividades físicas, de preferência supervisionadas por algum profissional, aproveite todos os benefícios que vem com uma vida ativa.

Escrito por William Candaten

Referencias:

http://www.scielo.br/pdf/abc/v86n6/29873.pdf

http://www.socesp.org.br/blogdocoracao/?p=169

http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=798843

Você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...