Corpo encontrado em 2012 pode ter pertencido à Mona Lisa

Fragmentos de ossos que datam do século 16 podem pertencer à verdadeira Mona Lisa, dizem pesquisadores italianos. De acordo com Silvano Vinceti, que por muitos anos liderou uma pesquisa para encontrar Mona Lisa, restos humanos descobertos em um convento de Florença têm uma grande possibilidade de pertencer a Lisa Gherardini, quem muitos historiadores creditam como a verdadeira modelo que inspirou Leonardo Da Vinci.

Lisa, de acordo com o ‘ScienceAlert‘, foi esposa de um mercador chamado Francesco delGiocondo, e posou para Da Vinci enquanto era jovem. Ela, supostamente, teria morrido em 1542, dizem historiadores, que também afirmam que a garota passou seus últimos dias emSant’Orsola, um convento de Florença, de onde os arqueólogos exumaram os restos mortais em 2012.

mona-lisa_1024

O objetivo dos pesquisadores era utilizar datação por carbono e testes de DNA para estabelecer uma ligação entre os restos dos filhos de Lisa Gherardini e o corpo encontrado. No entanto, a comparação dos DNA’s não pode ser feita da forma adequada já que os corpos dos filhos de Lisa estavam em péssimo estado, por conta de inundações que se deram ao longo dos séculos em seu lugar de descanso final.

Os cientistas tentaram encontrar o crânio de Lisa, o que poderia permitir uma reconstrução facial, que poderia servir como grande prova de que haviam, de fato, encontrado o cadáver da famosa mulher. No entanto, nada foi encontrado.

No entanto, mesmo que não existe comprovação científica de que o cadáver realmente pertenceu à Mona Lisa, Silvano se diz muito contente com as investigações até o momento. “Se você me perguntar o que eu, de forma subjetiva e pessoal, sinto e penso, eu diria que acredito termos a encontrado”, disse. “Eu dei o meu melhor porque eu acredito nisso e os resultados para mim são satisfatórios”.

Visto em ScienceAlert

 

Comentários
Carregando...