Artigos científicos, notícias e muito mais.

Criaram um material inteligente que é praticamente um Transformer

Investigadores da Universidade Estatal de Washington criaram um material inteligente multifuncional que pode trocar de forma através do calor ou da luz, assim como se transformar em figuras bastante complexas e se desmontar por conta própria.

Se trata da primeira vez, segundo os noticiários que escreveram sobre a nova tecnologia, que os investigadores foram capazes de combinar somente um material com várias capacidades inteligentes, tendo incluído até mesmo a memória da forma, o movimento ativado por luz e o comportamento auto-curativo.

De acordo com o Gizmodo, este é um material único que “pode ser considerado um parente muito, muito distante da linha evolutiva de Optimus Prime”, o famoso personagem e líder dos Transformers.

Para concluir a invenção a equipe se baseou em um novo tipo de moléculas de cadeia larga chamada “redes cristalinas líquidas” (LCN, em sua sigla em inglês), que proporcionam ao material propriedades únicas.

Ao serem expostas ao calor da luz, as moléculas reagem de distintas maneiras, com o material que se reconstitui a danos, “lembra” diferentes formas ou se transforma em várias figuras como um tetraedro. Sua originalidade reside precisamente nessa multifuncionalidade. Estas funções já eram possíveis, porém até agora elas só eram ativadas separadamente de forma independente. [RT]

Comentários
Carregando...