Descoberto o exoplaneta mais próximo da Terra até então

Impressão artística de um planeta orbitando uma anã vermelha.

Em 1992 foram descobertos os primeiros exoplanetas (planetas que orbitam outra estrela, e não o nosso sol, portanto, são de outros sistemas planetários). Até hoje os astrônomos de todas as partes do mundo já descobriram mais de 2000 exoplanetas.

Impressão artística de um planeta orbitando uma anã vermelha.
Impressão artística de um planeta orbitando uma anã vermelha.

Recentemente ocorreu a descoberta do Gliese 15Ab, planeta de aproximadamente 5 vezes a massa da Terra, orbitando a estrela  Gl 15A, que se encontra a apenas 11,7 anos-luz da Terra, o que para distâncias astronômicas é bastante próximo. Embora existam outros possíveis exoplanetas mais próximos (não confirmados), o Gliese 15Ab é o exoplaneta mais próximo da Terra que já foi encontrado até hoje. Existem aproximadamente 30 estrelas e anãs marrons mais próximas da Terra do que esses 11,7 anos-luz e provavelmente existem exoplanetas as orbitando.

É interessante mencionar que o Gliese 15 é uma estrela binária composta por Gliese 15A e Gliese 15B, duas anãs vermelhas que se orbitam mutuamente com uma distância de 22 bilhões de quilômetros entre si. Anãs vermelhas são o tipo de estrelas mais comuns na nossa galáxia, mas são de brilho tão fraco que nenhuma é visível a olho nu, nem mesmo a Próxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar, que também é uma anã vermelha.

O exoplaneta Gliese 15Ab está localizado na órbita da Gliese 15A, a uma distância de 11 milhões de quilômetros, o que é muito próximo (Mercúrio, o planeta mais próximo do nosso Sol, se encontra a aproximadamente 58 milhões de quilômetros) e faz com que seu ano dure apenas 11,44 dias terrestres.

Fontes:

AstroPT

Slate

Comentários
Carregando...