Artigos científicos, notícias e muito mais.

Descobriram uma nova espécie de baleia

Em meados de 2014, as ondas arrastaram até a praia de Ilha de São Jorge no Estreito de Bering, uma baleia pertencente ao gênero Berardius cujas características surpreenderam e intrigaram os cientistas: sete metros de comprimento, dois pares de dentes e um focinho como o dos golfinhos.

As primeiras pesquisas levaram especialistas a acreditarem que era uma baleia bicuda de Baird, que é a maior espécie de baleia-de-bico. No entanto, seus 7,3 metros de comprimento a distanciava dos 12 metros que possuem as baleias Baird. Seus dentes amarelos, entretanto, descartaram a possibilidade de que ela era um bebê. Além disso, sua pele é mais escura e sua barbatana dorsal era mais flexível.

Portanto, os pesquisadores enfrentam uma grande questão: que tipo de baleia era aquela? Após rastrearem a bacia do Oceano Pacífico e analisarem amostras de DNA de 178 baleias, eles concluíram que eles estavam enfrentando um novo tipo de Berardius do qual, até agora, apenas dois tipos eram conhecidos, as Baird e as Arnoux.

É muito importante. As descobertas de novas espécies de grandes mamíferos são excepcionalmente raras. Isso não acontece com muita frequência”, disse Paul Wade, biólogo da Administração Nacional do Laboratório de Mamíferos Marinhos da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA.

[National Geographic]

Comentários
Carregando...