Artigos científicos, notícias e muito mais.

Desmatamento zero pode impedir as mudanças climáticas

Climatologia GeográficaEstudos recentes sobre o clima na Amazônia, mostram que a floresta já pode estar sofrendo com as mudanças climáticas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacias (Inpe), o desmatamento na amazônia alcança números inacreditáveis, cerca de 763 quilômetros quadrados, isso seria equivalente a três estados de São Paulo.

Essa números negativos afetam drasticamente as funções climáticas do bioma, já que o destroem. Isso pelo motivo da retirada de umidade do solo para formação do ar úmido que alimenta o regime de chuvas em diversas regiões do continente.

“Estamos quebrando a bomba biótica de serviços naturais da Amazônia. Os brasileiros costumam reclamar dos bio piratas, mas estamos fazendo algo muito mais nefasto, que é queimar as nossas florestas”, criticou o pesquisador. “Não tem o que fazer. Precisamos instituir o desmatamento zero para ontem e recuperar o que já foi degradado”, acrescentou.

Dados da NASA que foram apresentados pelo pesquisador, mostra que regiões de floresta como a Amazônia estão fora de eventos como tornados e furacões. As árvores funcionam como um freio dos ventos, assim impedindo a formação de furacões.

Fonte: Revista Galileu

Comentários
Carregando...