Artigos científicos, notícias e muito mais.

Diversas cidades do Nordeste registraram chuva de granizo no domingo

satelite_nordeste

A tarde desse domingo, dia 03/11/2013 foi um pouco diferente para algumas cidades de alguns Estados do Nordeste do brasil, a região marcada pela seca foi pega de surpresa pela formação de tempestades e chuva de granizo.

De acordo com o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/Alagoas), a formação de áreas de instabilidade registradas neste domingo, atingiram todo o Nordeste do país. Essas instabilidades estão associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), ou seja, circulação de ventos que giram no sentido horário em níveis altos da atmosfera, esses, característicos do verão brasileiro. Segundo Overland Amaral, meteorologista da Semarh/AL, essas nuvens carregadas aliadas aos ventos de sudeste de 27 km/h no sentido Sul-Norte previstos para a tarde deste domingo, formaram um ambiente propício para a ocorrência de chuva de granizo.

Foram registradas ocorrências em Seridó no Rio Grande do Norte, Campo do Brito e São domingos em Sergipe, Riacho das Almas no Pernambuco, Sobral e região no Ceará, Pindoba em Alagoas dentre outras. Em Sobra, o chuva de granizo veio acompanhada de vento forte que causou a queda de parte do telhado de um shopping center da cidade, derrubou diversas árvores e ainda derrubou uma torre de transmissão de rádio.

A baixo, segue algumas imagens do granizo

 

Chuva de granizo foi registrada nos municípios de Campo do Brito, Macambira e São Domingos  (Foto: Reprodução/Central Fest.Net)
Chuva de granizo foi registrada nos municípios de Campo do
Brito, Macambira e São Domingos
(Foto: Reprodução/Central Fest.Net)
Chuva de granizo surpreende moradores na região Seridó do RN
Chuva de granizo surpreende moradores na região Seridó do RN

 

Severino dos Santos enviou uma imagem de granizo que caiu em Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco.
Severino dos Santos enviou uma imagem de granizo que caiu em Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco.

 

No município de São Domingos, agreste de Sergipe! tempestade com chuva de granizo. Por Paulo Dantas
No município de São Domingos, agreste de Sergipe! tempestade com chuva de granizo.
Por Paulo Dantas

Fonte: G1 / Tribuna do Ceará

Comentários
Carregando...