Artigos científicos, notícias e muito mais.

Encontraram e decodificaram uma mensagem secreta na superfície de Marte

Uma imagem tirada pela nave Mars Reconnaissance Orbiter da NASA revelou estranhos padrões de pontos e listras parecidos com código morse na superfície de Marte, informou a página da agência espacial.

No entanto, por mais misteriosa que parece ser o fenômeno, na verdade, esta é uma enorme área de dunas que, de acordo com os especialistas do projeto Hi-Rise (uma câmera a bordo da nave), formam pontos e traços quando os ventos sopram devido à quantidade limitada de areia na área.

A imagem foi tirada no campo da duna Hagal logo ao sul da calota polar do norte de Marte. Os cientistas explicam que uma depressão circular próxima a zona (provavelmente uma antiga e vazia cratera), limitou a quantidade de areia disponível para a formação de dunas e influenciou os ventos locais. Como resultado apareceram esses padrões estranhos.

É relatado que os “raios” são, na verdade, dunas lineares formadas por ventos bidirecionais que não sopram em paralelo à areia. Enquanto isso, os ‘pontos’ surgem quando algo interrompe o processo de formação dessas dunas lineares.

Enquanto os pesquisadores tentam investigar este processo, os especialistas de Hi-Rise, Veronica Bray, começaram a decodificar a “mensagem secreta” formada nas dunas do planeta vermelho. O resultado foi: NEE NED ZB 6TNN DEIBEDH SIEFI EBEEE SSIEI ESEE SEEE!! [RT]

Comentários
Carregando...