Encontraram pegadas de dinossauros de 150 milhões de anos na Índia

Cientistas do departamento de geologia da Universidade Jai Narain, em Rajastão, na Índia, descobriram em rochas pegadas de dinossauros de 150 milhões de anos na região de Jaisalmer (Índia). Se tratam de terópodes Eubrontes Gleneronsensis, que eram dinossauros carnívoros com cerca de 1 a 3 metros de altura, que habitavam o litoral.

Morfologicamente, as pegadas dos Eubrontes Gleneronsensis são grandes, tendo uns 30 centímetros de largura, com três dedos fortes e grossos. Se estima que seu corpo tinha entre 1 e 3 metros de altura e entre 5 e 7 de largura”, afirmou o investigador Virenda Singh Parihar.

De acordo com os cientistas, a descoberta pode abrir novas perspectivas de busca de fósseis de dinossauros em pedras parecidas na área.

Outros fósseis de Eubrontes Gleneronsensis já haviam sido encontrados em outras partes do mundo: França, Eslováquia, Polônia, Espanha, Itália, Suécia, Austrália, Estados Unidos e alguns outros países. Porém, essa é a primeira vez que este tipo de pegada foi descoberta na Índia.

Além disso, a equipe de exploração que achou os fósseis já encontrou uma cama óssea maciça contendo fósseis de dinossauros, crocodilos, gastrópodes e peixes com esférulas magnéticas, uma descoberta que poderia revelar mais detalhes sobre a extinção dos dinossauros. [The Times of India]

Comentários
Carregando...