Artigos científicos, notícias e muito mais.

Encontraram um novo mineral na Sibéria

Geoquímicos das universidades estaduais de Moscou e São Petersburgo e da Universidade McGill de Montreal, no Canadá, descobriram um novo mineral em uma mina de carvão na Sibéria e publicaram o estudo de sua descoberta na revista Science Advances, informa o portal EurekAlert!.

O material encontrado foi classificado como um composto organometálico, e consiste de uma combinação química que anteriormente só era obtida por meios artificiais. Os compostos organometálicos artificiais são usados para armazenar o hidrogênio, capturar carbono ou produzir energia fotovoltaica. Esta é a primeira vez que os cientistas descobriram um material deste tipo na natureza.

A busca de um composto organometálico natural começou há seis anos, quando cientistas canadenses leram uma publicação descrevendo um mineral com uma estrutura cristalina não identificado que foi descoberto na Sibéria nos anos 60 do século XX.

Graças à cooperação com os cientistas russos foi possível encontrar a mesma amostra do material que apareceu no artigo. Depois de analisar com cristalografia de raios-X, os pesquisadores descobriram que tinham encontrado o primeiro composto organometálico natural.

Os cientistas esperam encontrar novas amostras de compostos organometálicos naturais no futuro. Os pesquisadores dizem que se este tipo de composto químico tivesse sido descoberto na década de 60, o progresso da tecnologia teria se acelerado consideravelmente. [EurekAlert!]

Comentários
Carregando...