Artigos científicos, notícias e muito mais.

Espécie brasileira de morcego é eleita a mais rápida do mundo

Uma criatura inesperada acabou de entrar pro livro dos recordes como o morcego mais rápido do mundo: o molossidae brasileiro.

Em um novo estudo publicado na revista da Royal Society Open Science , os pesquisadores explicam que, até agora, os morcegos tinham sido considerados mais lentos do que as aves, graças ao fato de que a morfologia das suas asas tende a gerar mais resistência com o ar.

No entanto, depois de medir as velocidades de sete morcegos de cauda livre ao longo de uma semana, a equipe descobriu que eles são capazes de fazer rajadas curtas de voo horizontal extremamente rápido, atingindo uma velocidade máxima de 160,2 km/h. Não só é a velocidade incomparável com qualquer outra espécie de morcego, mas também a mais alta velocidade de voo horizontal já registrado. Em aves, por exemplo, já foi registrado um voo de 112 km/h.

Para recolher os seus dados, a equipe anexou pequenos transmissores de rádio nas costas dos morcegos, e a partir disso monitoraram os sinais emitidos por estes dispositivos usando receptores nas aeronaves que seguiram mamíferos em suas viagens noturnas.

A equipe ficaram um pouco surpresas com sua descoberta, e certamente não esperava encontrar um morcego velocista. Em uma declaração  o co-autor do estudo, Kamran Safi, explicou que “nós mal podíamos acreditar em nossos dados, mas eles estavam corretos: às vezes, morcegos do sexo feminino, que pesam entre 11 e 12 gramas, voaram a uma velocidade de mais de 160 km/h – um novo recorde para o voo horizontal “. [IFFCG]

Comentários
Carregando...