Artigos científicos, notícias e muito mais.

Essa joia pode ser o objeto de ouro mais antigo do mundo

Mesmo que seja uma pequena bugiganga de ouro com quatro milímetros de diâmetro, isso pode ser um achado de grande importância histórica. O grupo de arqueólogos búlgaros que descobriu o objeto no sul do país garante que este poderia ser o objeto de ouro mais antigo da Europa e provavelmente do mundo.

A joia descoberta em um assentamento pré-histórico no sul da Bulgária é datada entre 4.500 e 4.600 anos antes de Cristo. Ou seja, é 200 anos mais antigo do que as joias da necrópole da Idade do Cobre, na cidade búlgara de Varna, descobertas em 1972 e consideradas as mais antigas até agora.

É uma descoberta realmente importante”, disse Yavor Boyadzhiev, professor da Academia de Ciências da Bulgaria.

O especialista acredita que a bugiganga foi fabricada no próprio local da descoberta, um assentamento de cerca de 10-12 hectares localizado nos arredores da atual cidade de Paradzhik e descrito como o primeiro de caráter “urbano” da Europa. Em suas palavras, a área foi habitada por uma “sociedade de elevado nível cultural” que veio de Anatólia (Turquia moderna) em torno de 6000 a.C.

O objeto foi descoberto há duas semanas nos restos de uma pequena casa no assentamento. O assentamento foi destruído por tribos do norte por volta de 4.100 a.C. [Reuters]

Comentários
Carregando...