Artigos científicos, notícias e muito mais.

Exame pode indicar risco de infarto em pacientes em apenas 20 minutos

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, indica que um exame de sangue simples e barato pode ajudar as pessoas com dores no peito a descobrir se possuem ou não risco de infarto. De acordo com a equipe de pesquisa, a chegada desse novo teste nos hospitais pode salvar muitas vidas, evitando testes mais complicados. Além disso, o exame custa bem menos do que a maioria dos exames existentes.

O exame procura por uma proteína chamada troponina, medindo seus níveis no sangue. Essa proteína é liberada quando as células do coração sofrem algum tipo de dano. Isso quer dizer que um alto nível de troponina no sangue provavelmente indica que há algum problema no coração do paciente. Mais especificamente, um nível alto de troponina pode indicar maiores riscos de infarto, dizem os pesquisadores.

A pesquisa em questão envolveu cerca de 23 mil pessoas, em 19 hospitais em vários países europeus, da América do Norte e da Australásia. Todos esses participantes passaram pelo exame depois de chegarem em hospitais reclamando de dores no peito. O teste custa cerca de 5 euros (aproximadamente 20 reais, na conversão direta), e pode ser realizado em apenas 20 minutos. O estudo fez com que os cientistas pudessem definir um limite para o nível de troponina no sangue, abaixo do qual os pacientes estão praticamente livres de sofrer um infarto.

Os especialistas por trás do estudo dizem que esse teste é importante para aumentar a eficiência dos estabelecimentos de saúde, dando segurança aos médicos para darem alta aos pacientes que não demonstrarem riscos após passarem pelo teste. Isso é importante principalmente levando em consideração que a dor no peito é uma reclamação rotineira dentro de hospitais, porém quase nunca está realmente relacionada a um risco cardíaco.

A pesquisa foi publicada em Journal of the American Medical Association (JAMA).
Com informações de EurekAlert.

Comentários
Carregando...