Artigos científicos, notícias e muito mais.

MEDO: Novos buracos misteriosos aparecem na Sibéria

Crédito da imagem: Vasily Bogoyavlensky via The Siberian Vezes

Há algum tempo grandes crateras apareceram na Rússia, fazendo com que geólogos corressem para investigar as causas. Os cientistas tentam prever onde ocorrerão esses fenômenosjá que podem causar sérios problemas para as propriedades e até colocam vidas em risco. Geólogos da Academia de Vasily Bogoyavlensky na Rússia já catalogaram 7 crateras na península de Yamal, das quais quatro possuem a localização exata e as outras, ainda não foram exploradas pelos pesquisadores. Acredita-se que existem muito mais crateras, dados levam a crer que existam entre 20 a 30 buracos espalhados na região.

Sem nenhum modelo de previsibilidade de onde possa acontecer essas crateras, os cientistas temem o pior, já que a profundidade média dos buracos ultrapassa os 70 metros e a largura varia até 600 metros. Notou-se que emanam-se gases de dentro o que representa perigo para as pessoas que querem estudar.

Crédito da imagem: Vladimir Pushkarev / Centro de Arctic Exploration russo via Siberian Times
Crédito da imagem: Vladimir Pushkarev / Centro de Arctic Exploration russo via Siberian Times

A principal evidência para o aparecimento dos buracos realmente são os gases que saem do solo após o descongelamento da permafrost, o que vem sido intensificado com o aquecimento global. Os testes apontam que explosões ocorreram dentro do solo antes do aparecimento dos buracos. Os cientistas temem que se esse fenômeno ocorrer embaixo de uma cidade, por exemplo, o risco de ocorrer grandes catástrofes é imenso.

Fonte: IFL SCIENCE

Comentários
Carregando...