A monstruosa consequência de liberar um peixe dourado no rio

Deixar um peixe dourado no rio acreditando que este é deixado em seu “habitat natural” não pode ser uma boa ideia. Um estudo realizado pela Universidade Murdoch (Austrália), mostra que o Carassius Auratus, nome científico do peixe dourado, é uma espécie invasora perigosa, como registrado pela emissora ABC.

Dr. Stephen Beatty, que trabalhou durante os últimos 12 anos no programa de controle da espécie no rio Vasse, na Austrália Ocidental, afirma ter encontrado peixinhos que têm vindo a pesar até quase 2 kg. De acordo com Beatty, a boa vontade das pessoas pode danificar seriamente o ecossistema.

Infelizmente, a maioria das pessoas não estão cientes do enorme dano que podem causar esses espécimes de peixes no seu habitat natural”, diz o cientista.

A estratégia de alimentação especial destes peixes afeta a reprodução de outras espécies, incluindo algas.

Eles podem se alimentar inclusive de ovos de outros peixes”, diz Beatty.

A equipe do Dr. Beatty é dedicada a erradicar o peixe em vários rios e riachos da região. A ideia é evitar que essas espécies entrem em novas águas e, portanto, consumam recursos naturais.

O cientista australiano dá dois conselhos para as pessoas que estão pensando em se livrar de seu peixinho: devolver o animal para a loja de animais ou praticar uma “eutanásia” na geladeira. [ABC]

Comentários
Carregando...