Artigos científicos, notícias e muito mais.

Motor espacial ‘impossível’ passa em testes iniciais na NASA

Boas notícias para os fãs do motor EmDrive. Um novo estudo sugere que o motor espacial tido por muitos como ‘impossível’, pode sim funcionar. Isso porque ele passou por uma fase de revisão com sucesso.

O estudo foi liderado pelo físico Harold White, ou “Sonny”, do Centro Espacial Johnson, da NASA. Os resultados indicam que o EmDrive gerou pequenas quantidades de empuxo em testes realizados em laboratório. Estes resultados vazaram para a Internet alguns dias atrás, e os resultados foram publicados no Journal of Propulsion and Power.

O desenvolvimento do EmDrive foi iniciado pelo cientista britânico Roger Shawyer, cerca de 15 anos atrás. O motor funciona lançando microondas dentro de uma câmara. Ele não requer nenhum propulsor e poderia, portanto, dar início a uma nova era de vôos espaciais super rápidos e eficientes, dizem os defensores do motor.

SPR Ltd./www.emdrive.com
SPR Ltd./www.emdrive.com

Evidentemente, a equipe não pode descartar nenhuma possibilidade de erros experimentais, por exemplo. Por isso, não podem dizer com 100% de certeza que o motor funcionará. Um dos aspectos que ainda não são bem compreendido pelos cientistas é como o motor consegue provocar empuxo, já que ao contrário dos motores convencionais, neste não há combustão.

No entanto, os resultados publicados podem servir de esperança e mostram que, ao contrário do que muitos acreditavam, motores como esse podem não fazer parte apenas do imaginário dos filmes de ficção científica.

Originalmente por Mike Wall | Space.com

Comentários
Carregando...