Artigos científicos, notícias e muito mais.

A NASA quer suas habilidades com origami para criar escudo contra radiação

A NASA está procurando especialistas em origami que podem ajudá-la a criar um projeto de blindagem contra radiação para proteger a futura nave espacial de perigosos raios cósmicos.

Os raios cósmicos são um dos maiores e insuperáveis ​​obstáculos no sonho de exploração espacial de longa distância e encontrar uma maneira de proteger a nave e os astronautas dos efeitos dessa radiação prejudicial é uma grande prioridade para a NASA e outros cientistas espaciais .

Os pesquisadores atualmente estão trabalhando em uma série de abordagens tecnológicas que poderiam potencialmente defender os viajantes espaciais da radiação, mas, como a NASA já afirmou, construir uma defesa efetiva contra os raios cósmicos é algo complicado.

“Os raios cósmicos permeiam o espaço interplanetário e incluem partículas com alta energia ionizante”, explica o site da agência espacial.

“Proteger contra raios cósmicos é muito mais difícil do que proteger contra a radiação terrestre porque é necessária uma massa maior de material de proteção e os raios cósmicos podem penetrar no material de proteção”.

Agora, a NASA pensa que uma maneira de acumular um volume suficientemente grande de tal proteção poderia ser apoiando-se em técnicas de origami, devido à eficácia com que a arte dobrável consegue esconder suas estruturas.

A campanha de busca iniciou em 26 de julho, com a NASA buscando idéias inspiradas em origami sobre como desenvolver um conceito de dobradura 3D para blindagem contra radiação, que seria usado para cobrir as seções de habitação humana da nave espacial futura durante viagens espaciais profundas e até mesmo em habitação.

“A teoria é que haverá muitas pessoas que têm experiência em técnicas de origami e a NASA quer encontrar uma maneira muito eficiente de criar um escudo de radiação”, fundador e CEO do Freelancer (site parceiro da NASA na procura pelos artistas), Matt Barrie. “A NASA quer algo que esteja suficientemente fechado e compacto para que, quando você realmente pousar em um planeta, você possa expandi-lo e proporcionará a máxima eficiência em proteção contra radiação”.

O design vencedor ajudaria a mitigar os riscos de câncer devido à exposição prolongada à radiação no espaço.

As campanhas anteriores do Freelancer em conjunto com a NASA resultaram em quase 7.000 inscrições de participantes em 123 países, com voluntários contribuindo com idéias para todo tipo de ferramentas e tecnologias, como no ano passado, sobre como construir um braço para o robô Astrobee.

 

Comentários
Carregando...