Artigos científicos, notícias e muito mais.

Nossa sede por novas tecnologias gerou um vasto império de lixo eletrônico

As melhorias tecnológicas significam que os telefones, tablets, computadores e outros dispositivos eletrônicos estão mais baratos e mais poderoso do que nunca. Mas isso também quer dizer que atualizá-los a todo momento, torna-os rapidamente indesejados ou obsoletos, e são jogados fora. As enormes quantidades de resíduos de equipamentos eletrônicos está resultando rapidamente em um grande problema ambiental, econômico e de saúde em todo o mundo.

Um recente relatório de um projeto financiado pela União Europeia, considerou que apenas pouco mais de um terço do lixo eletrônico da Europa terminou em programas oficiais de coleta e reciclagem. Para você ter uma ideia, em mais de 6 milhões de toneladas por ano, apenas 1,5 milhões foram recicladas. Além disso, devemos considerar o processo de energia e de materiais intensivos para fabricar tudo isso, o que causa um grande impacto nas matérias-primas.

Equipamentos diferentes podem conter centenas ou mesmo milhares de substâncias diferentes, alguns das quais são potencialmente tóxicas, enquanto outras são extremamente valiosas. Grande parte do lixo eletrônico é feito de metais, como por exemplo: ouro, chumbo, níquel, prata, estanho e zinco, ao lado de plásticos que podem ser reutilizáveis. Elementos perigosos também incluem esta lista: amianto, baterias, placas de circuito impresso e cartuchos de toner de impressora.

Isso tudo também é ruim para o seu bolso

Além do prejuízo para o meio ambiente e a para saúde, também existe o custo econômico. A perda de materiais preciosos, úteis e muitas vezes raros é muito significativo. Materiais encontrados em produtos eletrônicos modernos incluem metais classificados como matérias-primas essenciais que estão em falta.

Acredita-se que a população mundial deverá crescer para nove bilhões até 2050, e isso significa um salto na quantidade de resíduos eletrônicos que nós consumimos e descartamos, e por isso precisamos urgentemente obter um controle sobre este problema e introduzir leis, regulamentos e procedimentos que garantam que o lixo eletrônico será tratado de forma segura. [IFFCG]

Comentários
Carregando...