Novas imagens tiradas da New Horizons de Plutão

A espera finalmente acabou quando a NASA divulgou as mais recentes imagens de grande plano do planeta anão favorito de todos – Plutão. As novas imagens impressionantes revelam uma variedade de características e terrenos complexos.

“Plutão está nos mostrando uma diversidade de formas de relevo e complexidade dos processos que não se compara a qualquer outra coisa que já vimos no sistema solar”, disse o investigador Principal da missão New Horizons Alan Stern, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SwRI) em Boulder, Colorado.

Nos quase dois meses desde que a sonda estava sobrevoando sobre o sistema de Plutão, a New Horizons já viajou mais de 69 milhões de quilômetros e começa a fase final de entrega de fotografias e preciosos dados científicos e de engenharia. As imagens mais recentes revelam características da superfície incrivelmente complexos em resoluções de 400 metros por pixel com as menores características visíveis apenas sob um quilômetro de largura.

As novas imagens destacam uma série de características diversas de superfície, incluindo terreno escuro, além da estrutura ser geologicamente muito jovem. Também são visíveis aglomerados de montanhas e que parecem ser dunas. A possibilidade de dunas é especialmente intrigante.

“Vendo dunas em Plutão – se é isso que eles são – seria completamente selvagem, porque hoje a atmosfera de Plutão é muito fina”, disse William B. McKinnon, Geólogo, Geofísico e trabalha com o tratamento de imagens (GGI) e vice-diretor da Universidade de Washington, St. Louis. “Ou Plutão tinha uma atmosfera mais espessa no passado, ou algum processo que ainda não foi descoberto está em andamento. É um quebra-cabeça”.

As planícies geladas do Sputnik Planum são destacadas em um mosaico de alta resolução mostrando o terreno liso da fronteira com a região de crateras escuras informalmente conhecidas como Cthulhu Regio. A evidência de gelo a partir do nitrogênio se escoa para fora das regiões montanhosas e até mesmo uma vasta rede de vales, onde se têm uma equipe de cientistas estudando as fotos.

Comentários
Carregando...