O efeito das músicas tristes nas pessoas

Uma equipe de cientistas finlandeses e britânicos têm investigado como reagimos ao ouvirmos músicas deprimentes ou tristes para concluir se essas melodias despertam sentimentos positivos ou negativos, relata o portal Frontiers in Psychology.

A música, que para algumas pessoas provoca sensações de sossego e tranquilidade, pode ser uma fonte de ansiedade para certos tipos de pessoas.

Para realizar o estudo, foram propostas a um grupo de pessoas músicas com conteúdo e melodias tristes pouco conhecidas, e durante isso foram analisadas a frequência cardíaca e a atividade elétrica da pele dessas pessoas.

Neste momento aos voluntários foram mostradas 25 fotografias de pessoas cujo rosto expressava nenhuma emoção particular.

Os promotores do trabalho esperaram até que os entrevistados atribuissem certas características as fotografias, dependendo de seu humor.

Com o resultado do estudo, os pesquisadores concluíram que as reações à música triste ou depressiva pode ser tanto a empatia como ansiedade ou relaxamento. No caso dos dois primeiros, foi porque os participantes na experiência apreciaram o tipo de música que ouviram. Exatamente o oposto aconteceu com aqueles que tinham ansiedade. Nestes uma sensação de nervosismo também foi observada. [FiP]

Você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...