Artigos científicos, notícias e muito mais.

O que aconteceria com nosso Sistema Solar se Júpiter não existisse?

Desde 2006 que o nosso camarada Plutão deixou de ser considerado um planeta. Bem, mas e se essa situação acontecesse com outro vizinho nosso.

E não somente ser desconsiderado como planeta. Imagine se Júpiter não existisse. Você sabe o que aconteceria com o nosso Sistema Solar?

Para entender como seria a nossa vizinhança sem gigante gasoso Júpiter, primeiro nós vamos ter que entender como o planeta conseguir ser o que é hoje. Afinal, qual é a sua importância?

Bem, Júpiter orbita bem longe do Sol. Os pesquisadores até hoje não conseguiram uma explicação concreta para isso, mas a principal hipótese diz que o planeta foi capturado pela gravidade solar e assim se acoplou ao Sistema Solar há milhões de anos.

No meio desse processo, Júpiter acabou “destruindo” os planetas rochosos que orbitavam o Sol e seus restos acabaram por formar os planetas rochosos que já conhecemos: Mercúrio, Vênus, Marte e, é claro, a Terra. Essa hipótese também consegue justificar o porquê desses planetas rochosos serem mais novos que os demais.

Enfim, será que você sabia que sem Júpiter o nosso planeta provavelmente não existiria? Além disso, sem o gigante gasoso o planeta Terra seria bombardeado por diversos cometas e asteroides, já que Júpiter possui um força gravitacional que consegue puxar estas ameaças. [Gizmodo]

Comentários
Carregando...