O que radicais livres têm a ver com o envelhecimento?

Créditos: iStockphoto.com/Yuri_Arcurs

Há um cenário terrível baseado na reação em cadeia no corpo humano. Apenas o fato de respirar e engolir a comida, nosso corpo cria radicais livres, ou moléculas com elétrons desemparelhados, ou seja, com menos elétrons. Essas são instáveis e percorrem todo o corpo.

teoria do envelhecimento a partir dos radicais livres considera que os danos que essas moléculas podem causar a nossas células, particularmente o estresse oxidativo por átomos de Oxigênio, poderiam ser a razão pela qual nosso corpo envelhece.

Quando somos jovens, nossas células têm uma enzima chamada de superóxido dismutase (SOD), que retém os radicais livres. Porém, à medida que nossa idade avança, o sistema vai perdendo sua eficiência. Isso provoca uma maior quantidade de radicais circulando pelas nossas células, e, desta forma, o dano às células aumenta, matando-as assim como a nós. Essas moléculas, ainda, implicam várias doenças e condições recorrentes da idade, como demência, câncer e doenças cardíacas.

Nem todos concordam com isso, pois é difícil determinar quem vem primeiro, os radicais livres ou a idade. Talvez o dano causado pelos radicais apenas comece depois do processo de envelhecimento. Mas, mesmo que seja algo inconclusivo, é viável fazer a pergunta: Estaria aí uma forma de impedir o envelhecimento?

Os antioxidantes são a resposta?

Se a afirmação estiver correta e os radicais livres trouxerem o envelhecimento e as doenças, então uma forma de vivermos mais saudáveis e mais tempo poderia ser ou eliminando completamente sua presença ou investindo em mecanismos que os façam desaparecer. Por conta do seu caráter natural e da maneira fácil de adquiri-los, como por meio da respiração, a primeira opção é impossível. Nós estamos fadados a ter essas moléculas circulando pelo nosso corpo para sempre. Então, quanto à segundo opção, o que os cientistas poderiam fazer?

A forma principal de se defender por muitos anos desse mal tem sido através de antioxidantes. Então, esqueça a frase que diz que “uma maçã por dia ajuda a mantê-lo longe do doutor” e considere algo como “um monte de antioxidantes ajuda a mantê-lo longe de radicais livres”. Os compostos betacarotenovitaminas C e E ajudam a limpar o corpo e neutralizar os radicais livres. Esse é o motivo de você ver substâncias com esse caráter em produtos que vão de suplementos dietários a cremes para a pele. O pensamento é o seguinte: quanto mais desses você consumir, menos dano oxidativo terá no corpo e isso pode ser uma alternativa para a perda do SOD ao longo da idade.

Entretanto, não foi provado que os antioxidantes sejam a “fonte da juventude” ou algo do tipo. Os compostos falharam ao demonstrar benefícios protetores consistentes em estudos médicos, particularmente em mulheres. Adicionalmente, o corpo humano se esforça para se manter em equilíbrio, em homeostase, e, através de suplementos em massa, você poderia danificar os mecanismos naturais que lidam com os radicais livres.

Alguns pesquisadores, em um estudo publicado na revista Science, em 1994, tentaram ajustar esses mecanismos naturais diretamente. O SOD mantem os radicais livres a partir da conversão deles em peróxido de hidrogênio, e outra enzima, a catalase, converte o peróxido de hidrogênio em água, que compõe a maioria do corpo humano. Quando pesquisadores fizeram moscas terem a habilidade de produzir SOD e catalase de forma excessiva, os animais viveram mais e tiveram vidas melhores que suas parceiras não-favorecidas.

É claro que há uma grande diferença entre uma mosca e um humano, então, necessita-se de mais trabalho para concluir definitivamente algo. Cientistas esperam que,eventualmente, sejam capazes de fabricar pílulas de combate aos radicais livres, mas formas mais simples de combatê-los podem ser seguindo essas três dicas:

  • Exercícios regulares;
  • Sem cigarros e;
  • Alimentação saudável.

Traduzido e adaptado de:

http://health.howstuffworks.com/wellness/aging/aging-process/free-radicals-aging.htm

Você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...