Artigos científicos, notícias e muito mais.

Ocorreu hoje uma nova explosão solar gigantesca

Uma explosão solar de dimensões colossais foi observada na superfície do Sol, nessa tarde de domingo (10/09), de classe X8.2. O incêndio solar de hoje foi o segundo maior do ano, perdendo somente para a magnifica explosão X9.3 que tivemos no dia 06 de setembro, a maior dos últimos 10 anos. O clarão solar atingiu toda a América, obviamente todo o território brasileiro.

Ao que tudo indica, o sol voltou a despertar no fim do ciclo 24. Para você ter ideia, as erupções solares são classificadas nas letras A, B, C, M e X, que seguem um número de 1 a 9. Os níveis pertencentes à classe X são os mais elevados e a explosão de hoje atingiu incríveis X8.2

A massa coronal está vindo em direção a terra e nos próximos dias poderá provocar grandes auroras polares e interferências em radiocomunicações, especialmente nos polos.

Leia: Tempestade solar pode atingir a Terra a qualquer momento, países se preparam.

índice de raios-x atingindo a Terra após a explosão solar (Em vermelho)

“Clarão” solar mostrando a região da explosão coronal na imagem abaixo:

Pico de radiação alcançando a marca de x8.2

O ciclo solar dura 11 anos e neste ano entraremos em um novo ciclo solar (25), essas explosões no fim do ciclo 24 estão intrigando os cientistas e entusiastas da astronomia.  Em breve mais notícias.

Comentários
Carregando...