Artigos científicos, notícias e muito mais.

Pensar na morte ajuda a ter êxito

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Arizona (EUA) concluiu que pensar sobre a morte iminente pode ajudar a alcançar mais sucesso, relata o ‘The Telegraph’.

O estudo publicado no Journal of Sport and Exercise Psychology teve como objetivo investigar os efeitos da chamada Teoria de Gestão do Terror (TGT, por sua sigla em Inglês). Para isso, os especialistas realizaram dois experimentos em jogadores de basquete antes de deixar a quadra.

Em um teste os atletas tinham que completar dois questionários antes do jogo, um de seus sentimentos sobre a morte e outro sobre seus sentimentos sobre basquete. Em um segundo experimento, metade dos jogadores participaram de um breve exercício antes do jogo com um pesquisador, que apresentou aos participantes imagens relacionadas com a morte, como um crânio estampado em sua camisa.

Os resultados mostraram que os atletas que completaram o questionário sobre a morte mostraram uma melhoria de 40% em seu desempenho pessoal durante a partida, enquanto que aqueles que viram símbolos da morte antes de deixar a quadra se saíram 30% melhor que os demais.

De acordo com os autores do estudo, pensamentos sobre a morte podem ser um grande motivador, não só para o esporte, mas também para outras atividades como trabalho.

Comentários
Carregando...