Artigos científicos, notícias e muito mais.

Pesquisadores descobrem par de gêmeos idênticos em ursos polares

Pesquisadores do Canadá conduziram um amplo estudo genético em ursos polares que vivem na Western Hudson Bay, chegando a resultados que contribuem para o nosso entendimento, antes limitado, sobre os ursos. Entre os resultados, esteve a detecção de um par de gêmeos geneticamente idênticos – o primeiro caso já registrado em qualquer espécie de urso.

Ursos normalmente nascem em ninhadas de dois ou três filhotes, e já era de conhecimento dos cientistas que esses filhotes normalmente têm informações genéticas diferentes. No entanto, depois de analisar os DNA’s de 4449 ursos, coletados entre 1966 e 2011, a equipe descobriu uma evidência de um par de gêmeos monozigóticos.

polar bearsO par, que havia três anos de idade na época em que foram capturados, em novembro de 2003, compartilha os mesmos genes em todas as 25 posições dos cromossomos testadas pelos cientistas. A chance disso acontecer por coincidência é muitíssimo remota (1.64×10-11). Por isso, os pesquisadores concluíram que, de fato, trata-se de um caso de gêmeos monozigóticos.

Além dessa descoberta inesperada, os pesquisadores também encontraram seis casos de adoção – onde fêmeas adultas eram acompanhadas por filhotes que não foram gerados por ela. Esse fenômeno já havia sido relatado anteriormente, mas suas motivações ainda são incertas. Os cientistas afirmam que essa prática pode ser prejudicial para os animais, já que a amamentação dos filhotes por parte de uma mãe não biológica pode acarretar em prejuízos de saúde para as duas partes envolvidas.Uma explicação considerada pelos pesquisadores é a de que as fêmeas pegam os filhotes de forma acidental, durante os períodos de grande densidade populacional.

Essas descobertas, de acordo com os cientistas, são importantes para entender a biologia dos animais, o que futuramente pode auxiliar especialistas a tomar decisões ambientais que possam afetar as populações desses animais. Antes disso, nunca havia sido encontrado caso de gêmeos em qualquer outra espécie de ursos.

Visto em IFFCG

Comentários
Carregando...