Artigos científicos, notícias e muito mais.

Pesquisadores desenvolvem sistema de GPS com precisão de 1 centímetro

Muitos de nós dependemos de sistemas de posicionamento global (GPS) para descobrir onde estamos indo, mas a tecnologia atual funciona na escala de metros. Mas isso pode estar prestes a mudar, graças a uma nova pesquisa que desenvolveu um GPS preciso ao nível de centímetro. A nova tecnologia não servirá apenas para alguém que se perdeu no caminho, ela também poderia ser a chave para trazer carros sem motoristas nas estradas, e até mesmo fazer viagens aéreas mais seguras. “Para cumprir tanto as necessidades de automação e segurança dos carros sem motoristas, alguns aplicativos precisam saber não apenas qual o sentido do veículo, mas também onde ele se encontra na pista “, disse a pesquisadora Jay Farrell, da Universidade da Califórnia.

Atualmente, os dispositivos de GPS calculam a sua localização e velocidade usando uma rede de satélites. Ao medir o tempo que leva para receber sinais de quatro ou mais desses satélites, eles são capazes de identificar a sua localização dentro de aproximadamente 10 metros. Um sistema melhorado ligeiramente apareceu recentemente, conhecido como GPS diferencial (DGPS), e ele traz precisão de até 1 metro, graças à utilização de estações de referência terrestres.

Mas isso ainda não é bom o suficiente se quiser sentar e ler o jornal enquanto um carro sem motorista nos transporta para o trabalho. Para corrigir isso, Farrell e sua equipe desenvolveram uma nova técnica que complementa os dados de GPS existentes com medições inerciais de um sensor. A fusão dessas medições em si não é nova, mas no passado, era exigido computadores super-caros para combinar as duas fontes de dados, o que significava que essa tecnologia nunca iria parar em seu carro ou Smartphone.

Mas os pesquisadores agora criaram um novo conjunto de algoritmos que reduzem os cálculos e poder de processamento necessários para integrar os dois sistemas em várias ordens de magnitude, tornando a tecnologia muito mais acessível. Estando a preços acessíveis, nós poderíamos ver em breve este novo GPS sendo usado em nossos dispositivos pessoais. [ScienceAlert]

 

Comentários
Carregando...