Artigos científicos, notícias e muito mais.

Por que batatas fritas frias são tão ruins?

Mole, encharcada e insípida – o que é pior que batata frita velha e fria? Por que quando ela está quente, dourada e crocante é tão boa, mas logo após um tempo fica ruim?

Uma das principais razões para que batatas fritas percam sua qualidade quando esfriam é a mudança de textura, disse Matt Hartings, professor assistente de química na Universidade Americana, em Whashington.

Essa mudança de textura pode ser explicada pela química das batatas, Hartings afirmou. Batatas contém muito amido, e amigos são saborosos quando “estão hidratados”, ele diz. Pense nos amigos das batatas como pequenas esferas de cristal. Em altas temperaturas (como a temperatura em que as batatas são fritas), a água vai entrar nessas esferas e preenchê-las como balões. Essa pequena e dura esfera cria uma textura que as pessoas gostam.

 

Porém, como as batatas esfriam, a água começa a sair dos cristais e perde a textura macia.

A temperatura também explica em parte o motivo da mudança do sabor das batatas fritas quando esfriam. Simplificando, o calor pode aumentar os sabores dos alimentos, segundo Hartings. “Outro exemplo é o sabor do café quando está quente e quando está frio”, exemplificou ele.

Por fim, o cheiro desempenha um grande papel sobre os gostos alimentares. Batatas fritas frescas têm um aroma reconhecível, enquanto frias, este cheiro desaparece. Sem esse cheiro, boa parte do sabor desaparece.

[Live Science]

 

Comentários
Carregando...