Artigos científicos, notícias e muito mais.

Por que dormir junto é melhor para a saúde pessoal?

Créditos: MyDear Valentine| Flickr

Às vezes, pode ser difícil dormir com seu parceiro. No entanto, novas pesquisas mostram que isso pode promover benefícios incríveis!

Muitos estudos feitos nos últimos anos mostram que há o lado bom e o ruim em dividir a cama com um parceiro. Um estudo de 2009 da Universidade de Pitsburgo, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres de relacionamentos estáveis e de longo prazo pegam no sono mais rápido e dormem melhor que mulheres solteiras ou em relacionamentos instáveis. Outros estudos mostraram que tanto homens como mulheres tendem a se movimentarem mais quando eles dormem juntos na mesma cama.

Contudo, Wendy Troxel,  professora de psicologia da Universidade de Pitsburgo, diz que os benefícios psicológicos prevalecem sobre as desvantagens físicas. Embora não saiba o motivo exato, ela tem várias hipóteses: uma é que, para casais em relacionamentos saudáveis, dormir junto promove um sentimento de proteção e segurança, o que, em contrapartida, pode baixar a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Isso também reduz a produção de citocinas, que promovem inflamações, e também aumentam a ocitocina –hormônio que, comprovadamente, diminui a ansiedade.

Um estudo de 2010 feito com 29 casais descobriu que paress que têm poucas interações negativas durante o dia tendem a dormir melhor à noite. O estudo também mostrou que, para homens em relacionamentos, sonos melhores conduzem a menos interações negativas durante o dia. A professora Christina McCrea, da Universidade da Flórida, descobriu que esclarecer quaisquer problemas de relacionamento antes de ir para a cama frequentemente pode diminuir a insônia, o aumento de peso e contribui para o ditado “não vá para cama nervoso”.

Um estudo de 1991 mostrou que casais com diferentes horários de dormir, infelizmente, tendem a discutirem mais, passar menos tempo juntos e têm menos sexo. Os especialistas do sono sugerem que casais com padrões desencontrados de sono podem planejar uma “hora da cama”, que é quando eles podem ter juntos um tempo de intimidade (hehe). Qualquer que seja a razão, uma coisa parece estar clara: um relacionamento feliz leva a um sono melhor. E vice-versa.


Traduzido e adaptado de:

http://testtube.com/dnews/why-sleeping-together-is-better/

Comentários
Carregando...