Artigos científicos, notícias e muito mais.

Revelaram um surpreendente método para memorizar informação através de exercícios

Estudar é um processo difícil e demorado. Quando você está se preparando para alguma prova da escola, da faculdade, de algum concurso e por aí vai você tem que se preparar para a avaliação por horas. Mas, e se eu te contar que existe uma forma beneficial para a saúde que ajuda a melhorar sua memorização, o que você diria?

Bem, médicos da Universidade Radboud, na Holanda, revelaram que fazer exercícios quatro horas após estudar é um método ideal para a retenção de informações, informou o portal EurekAlert. Os cientistas tem observado o efeito do armazenamento a longo prazo das informações recém recebidas.

Na investigação participaram 72 pessoas, divididas em três grupos, que por 40 minutos estudaram 90 associações de cartões. O primeiro grupo fez exercícios imediatamente após a tarefa, o segundo grupo fez quatro horas mais tarde e o terceiro não treinou. O treinamento durou 35 minutos e consistiu em exercícios intermitentes em uma bicicleta estática com uma intensidade de 80% da frequência cardíaca máxima. Dois dias mais tarde, os cientistas fizeram testes destinados a mostrar o nível de retenção das informações estudadas. Os participantes do segundo grupo obtiveram os melhores resultados.

Os especialistas ainda não descobriram a causa da ligação entre exercícios e a memorização. No entanto, estudos de laboratórios realizados em animais demonstraram que as combinações químicas naturais do organismo, sendo mais específico a dopamina e norepinefrina, podem melhorar a consolidação da memória. [RT]

Comentários
Carregando...