Sim, isto é uma centopeia gigante comendo uma cobra

Uma equipe de biólogos na Tailândia relatou a observação de uma centopeia atacando uma cobra no momento em que a vítima estava mais vulnerável: enquanto estava botando seus ovos.

Os indivíduos pertencentes ao grupo Scolopendridae são conhecidos por comerem não apenas insetos, mas também vários vertebrados. As criaturas noturnas e de pernas múltiplas de até 10 cm já foram vistas capturando filhotes de ratos, lagartos, morcegos e até mesmo pássaros.

Os biólogos acreditam que este comportamento é amplamente oportunista, e não uma parte da dieta da centopeia. Mas desta vez, a equipe da Estação de Pesquisa Ambiental Sakaerat, da Tailândia, ganhou na loteria quando registrou a ação nas folhas secas da floresta.

“A centopeia foi encontrada já envolta em todo o corpo da cobra, que foi capturada durante a oviposição, com três ovos já colocados e outros dois aparentemente ainda dentro do corpo”, escreveu a equipe.

Para manter sua vítima imóvel, a centopeia a agarrou com suas pernas em forma de garra, e a esfaqueou com garras venenosas característica das centopeias. Os cientistas não perturbaram a cena, mas tiraram muitas fotografias que ajudaram a identificar as espécies.

Eles determinaram que a centopeia era uma Scolopendra dawydoffi, uma espécie grande e agressiva comum no sudeste asiático, e a cobra era a cobra de cabeça negra triangular (Sibynophis triangularis).

Como a equipe explica, as fêmeas de cobras estão em seu estado mais vulnerável durante este processo de colocação de ovos, então a centopeia optou por atacar em um momento oportuno, “aproveitando essa situação particular da qual o animal não conseguiu escapar”.

Os cientistas concluem que, com base em suas observações e relatórios anteriores, é possível que as centopeias gigantes comam presas vertebradas com maior freqüência do que presumimos.

O relatório foi publicado no Journal of Insect Behavior.

Comentários
Carregando...