Uma das luas de marte está se quebrando, diz NASA

Phobos, lua que orbita a menos de 6 mil quilômetros de Marte, está se quebrando aos poucos. É o que diz um estudo do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, apresentado na última reunião anual da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronômica Americana, ocorrida em National Harbor, no estado americano de Maryland. O trabalho trouxe dados surpreendentes sobre as fraturas detectadas na lua do Planeta Vermelho. Antes de chegarem a esta conclusão, os cientistas da NASA acreditavam que as famosas marcas sobre a superfície de Phobos haviam sido causadas pelo impacto da cratera Stickney, que, por sua vez, seria resultado de uma colisão violenta que quase destruiu o satélite.

Phobos está se quebrando
Phobos, lua de marte, está se quebrando.

Porém, de acordo com os cientistas responsáveis pelo estudo, as últimas evidências apontaram que as fraturas não vêm da cratera, e sim de outro ponto, o que pode indicar sinais de que a lua possui uma falha estrutural capaz de destruí-la. “Acreditamos que Phobos já começou a se partir, e o primeiro sinal é a produção dessas ranhuras”, explica Terry Hurford, um dos pesquisadores responsáveis pela investigação.

O satélite nasce a Oeste e se move muito rapidamente no céu marciano, se pondo a Leste normalmente duas vezes por dia. Por estar muito próxima de Marte e se aproximando cada vez mais do Planeta Vermelho, orbitando abaixo do raio de sincronia, a lua já estava condenada.

Os pesquisadores acreditavam que dentro de 50 milhões de anos o satélite iria colidir com a superfície de Marte ou se partir em pedaços, formando um anel em volta do planeta. No entanto, segundo os pesquisadores, o estresse gravitacional causado pela proximidade com Marte pode estar causando as ranhuras em Phobos, já que a lua é composta por escombros, que são unidos por uma camada de pó de regolito.

Os cientistas calculam que a ruptura definitiva da lua deverá acontecer entre 30 e 50 milhões de anos.

Você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...