Artigos científicos, notícias e muito mais.

Ventos mais Rápidos que a Velocidade do Som

A tonalidade azulada é devida à presença de hidrogênio e silicato na atmosfera.

O HD 189733b é um exoplaneta, isto é, aqueles que orbitam em volta de um astro, porém fora do sistema solar. Os cientistas da Universidade de Warwick, Grã Bretanha, descobriram que os ventos que circulam pelo planeta atingem velocidades maiores do que a alcançada pelo som. A constatação é de que as correntes de ar viajam a uma velocidade de 8.690 quilômetros por hora, frente aos 1200 Km/h aplicados pelo som, ao nível do mar. Os pesquisadores notaram ainda que a temperatura no HD 189733b pode chegar a 1.200 graus Celsius.

A tonalidade azulada é devida à presença de hidrogênio e silicato na atmosfera.
A tonalidade azulada é devida à presença de hidrogênio e silicato na atmosfera.

A velocidade do planeta foi calculada pelo telescópio Harps, que fica no observatório La Silla, no Chile. O Equipamento usa a espectroscopia que mede os níveis de sódio presentes na atmosfera terrestre. A espectroscopia é capaz de apontar as interações entre a radiação e a matéria e traduz isso em comprimentos de onda. O Exoplaneta tem a característica de se aproximar e afastar da terra, causando o efeito Doppler, isto é, variação do comprimento de onda de algum elemento que chega a terra. O Efeito Doppler estuda a variação dos comprimentos de onda originados por alguma matéria, em relação a algum observador na terra. No caso, a matéria tida como fonte de emissão das ondas teve o próprio exoplaneta como base. Foi com essa metodologia que os cientistas foram capazes de medir a velocidade dos ventos no HD 189733b.

Os pesquisadores usaram a tecnologia para medir as velocidades em pontos opostos do planeta. Eles acreditam que isso pode aprofundar o estudo da movimentação dos ventos em outros planetas fora do sistema do solar e que tem características semelhantes a Terra. O HD 189733b é um dos planetas fora da orbita do sol que mais são utilizados como objeto de pesquisa por cientistas. E isso é devido à sua relativa proximidade com o nosso sistema e a 63 anos-luz da Terra.

O planeta foi descoberto em 2005 e possui grandes semelhanças com Jupiter, não atoa compõe o conjunto de denominado “Júpiteres Quentes”, por apresentar massa parecida ( na verdade é 15% maior) com o maior planeta do Sistema Solar e fechar sua trajetória orbital em 36 horas. As imagens feitas pelo telescópio Hubble, em 2013, apontaram que atmosfera do HD 189733b era de tonalidade azul. Ao contrário do que poderia parecer, isso não resultado da reflexão da luz emitida por um possível oceano, mas sim por uma atmosfera composto de hidrogênio e silicato, que conferem a tonalidade azulada.

Comentários
Carregando...