Artigos científicos, notícias e muito mais.

Vitamina B3 pode ter se originado a partir do espaço

A vitamina B3 é uma parte essencial para a nossa dieta. Sua deficiência em humanos pode levar a sintomas como náuseas, anemia e o cansaço. Felizmente, ele pode ser encontrado a partir de fontes tais como salmão, abacate e nozes, porém agora os cientistas estão ansiosos para descobrir se há outra fonte de B3 inesperada: no espaço.

Uma equipe de pesquisadores acredita que a vitamina B3 poderia ter sido feita a partir dos grãos de poeira de gelo nas profundezas do espaço. Seria, nesse cenário, encontradas na Terra através do choque de cometas e asteroides.

Estas previsões vêm pela análise de meteoritos. A pesquisa passada mostrou que a vitamina B3 está presente em meteoritos ricos em carbono em proporções entre 30 e 60 partes por bilhão. A equipe decidiu tentar recriar a formação da vitamina B3 em condições do espaço sideral. Eles usaram uma mistura de gases, incluindo piridina, que pode ser encontrado no espaço no dióxido de carbono em forma de gelo. A Piridina é um dos blocos de construção para a vitamina B3 , assim que a equipe estava interessada para ver se ela poderia se manifestar como vitamina B3 nestas condições no espaço. Os resultados das experiências foram promissores.

“Descobrimos que os tipos de compostos orgânicos em nossos experimentos produzidos em laboratório correspondem muito bem ao que é encontrado em meteoritos”, disse Karen Smith da NASA. “Esse resultado sugere que estes compostos orgânicos importantes encontrados nos meteoritos podem ter se originado a partir de gelos moleculares simples no espaço. Este tipo de química também podem ser relevante para os cometas, que contêm grandes quantidades de água e dióxido de carbono. Estas experiências mostram que a vitamina B3 e outros compostos orgânicos complexos poderiam ser feitos no espaço, e é plausível que o impacto de meteoritos e cometas na Terra, poderiam ter acrescentado um componente novo para o fornecimento de vitamina B3 na Terra em seus primórdios”.

Isto tem implicações para as origens da vida na Terra, porque muitas estruturas essenciais ao metabolismo dependem de vitamina B3 . Pode ser possível que a vitamina B3 do espaço ajudou a avançar a formação de vida na Terra, e isso poderia ter implicações sobre a possibilidade da formação de vida em outros planetas.

Fonte: IFFCG

Comentários
Carregando...