Artigos científicos, notícias e muito mais.

Você tem olhos azuis? Sinta-se especial!

Se você possui olhos azuis, sinta-se especial! Pois você é descendente de um único humano. Um estudo feito pelo dinamarquês Hans Eiberg, (no qual o mesmo percorreu países como Turquia, Jordânia e Dinamarca para estudar a cor azulada dos olhos) descobriu que um única mutação genética deu origem a pigmentação.

Essa mutação ocorreu próximo ao mar negro, por volta de sete milênios atrás, e foi passando de geração em geração. Talvez isto explique a grande concentração de olhos azuis na Europa e, em especial, no leste europeu. “Uma mutação genética afetando o gene OCA2 em nossos cromossomos resultou na criação de um ‘interruptor’, que literalmente ‘desligou’ a habilidade de produzir olhos castanhos”, explica o pesquisador.

Talvez você já tenha ouvido falar na melanina, o pigmento que regula as cores da pele, dos cabelos e dos olhos de mamíferos. Existe um “interruptor” que bloqueia a criação de malanina, mas neste caso ele bloqueou por completo, limitando sua presença a pequenas quantidades e dando origem aos olhos azuis.

Originalmente, antes da mutação no gene OCA2, a humanidade toda tinha olhos castanhos. Qual não deve ter sido a surpresa de nossos ancestrais ao admirar, pela primeira vez, a beleza de um olhar azul.

Comentários
Carregando...